quarta-feira, 13 de julho de 2011

Turma da Mônica Jovem - Baile à Fantasia



Toda a galera do limoeiro foi convidada para um misterioso baile à fantasia. A melhor fantasia seria premiada com uma vida de fama como ator. Mas Mônica só está interessada em saber se o Cebola estará presente.
Quando um convidado misterioso aparece, Mônica acredita ser o Cebola, mas acaba sendo convencida de que não é ele. Na verdade o convidado é realmente o Cebola, que com a ajuda do Cascão, consegue enganar a Mônica. Esse é mais um dos planos infalíveis do Cebola para tentar superar a Mônica e poder namorá-la sem se sentir derrotado.
Ta ficando muito doido está história do Cebola querer vencer a Mônica de todo jeito. Eu acho que o Cebola tinha que revelar o seu amor para o Mônica do mesmo modo como ela revela para ele, ficando assim os dois super felizes. 

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Rapto do Garoto de Ouro


    
A aventura descrita no livro se passa no bairro Bela Vista ( Bexiga), São Paulo, e narra o rapto de um menino ( Alfredo), que se tornou um recente astro de Rock conhecido como Garoto de Ouro e que iria comemorar seu aniversário de 16 anos em uma cantina, próxima à sua casa, com os amigos e a família.
            Ao estranharem a demora de Alfredo, seus amigos Leo e Ângela, foram até sua casa e perceberam o rapto. Leo encontrou o botão da roupa do Garoto de Ouro e uma agenda verde, que passou a ser a pista para se descobrir o raptor.
            Leo, Gino Ângela e Jaime, formaram uma comissão de investigação para interrogar as pessoas que constavam o nome na agenda. O comandante era Gino, que participava de uma competição de xadrez. Enquanto isso, Alfredo era mantido preso e o raptor fazia exigências através de telefonemas e recados (escritos na mesma máquina) deixados em diversos lugares do bairro: igreja, jornal, casa do empresário e até na casa de Alfredo.
            Com a ajuda de Jaime, Seu Domingos conseguiu o dinheiro do resgate: 2 milhões de cruzeiros de Seu Domingos, 4 milhões de cruzeiros do empresário e 4 milhões de cruzeiros da gravadora ( como adiantamento ).
            Várias pessoas foram entrevistadas e várias reuniões da comissão foram feitas, alguns incidentes ocorreram aos suspeitos durante este período, muitas hipóteses foram levantadas, mas nada era conclusivo.
            Gino resolveu entregar a agenda ao delegado e contar tudo o que descobriram. O delegado reconheceu que deveria haver uma ligação entre o rapto, a agressão ao Enrico e a tentativa de suicídio de Laura Ferrucci.
            Seu Domingos resolveu manter a polícia afastada e pagar o resgate pessoalmente. Enquanto isso, Alfredo, conseguiu fugir do cárcere e foi para casa onde reencontrou sua família. Logo vieram seus amigos.
            Na manhã seguinte, na delegacia, Alfredo descrevia o rapto, os investigadores falavam o que haviam descoberto, algumas suspeitas eram descartadas, mas nada era conclusivo.
            Seu Domingos reconheceu a agenda verde como sua, com o nome de seus fregueses. Todos ficaram frustrados, mas Gino afirmou seguramente que o raptor era Jaime. Todos ficaram espantados, e Seu Domingos não queria acreditar. Ao abrirem o porta-malas do carro de Jaime, viram a mala do dinheiro.
            Jaime foi preso e Alfredo finalmente, fez o show na cantina. Sua alegria voltou, pois descobriu que dinheiro não é tudo. Viver é o mais importante.







sábado, 2 de julho de 2011

Corrida Infernal


     Esse é um daqueles livros que você pega e não consegue largar de jeito nenhum. É daqueles que se acaba no mesmo dia. A estória é de Elaine, que está em um metrô, e uma misteriosa mulher lhe dá uma boneca que aparece em propagandas, e se chama Maitê. Ao decorrer do livro, descobrimos que a boneca Maitê é "premiada", mas, devido a muitos circunstâncias, a boneca é passada de Elaine para inúmeras pessoas. Em seguida, sabendo que a boneca é "premiada", Elaine e Vítor, seu namorado, participam de uma corrida de tirar o fôlego de qualquer um. A narrativa é muito ágil, cheia de ação, emoção, mistério, muitas, muitas reviravoltas, e como diz o título: uma corrida infernal. Já deu pra perceber: totalmente recomendado

Na Rota do Perigo

    
        Este livro nos conta a história de Tony, rapaz de 18 anos que perde o pai, jornalista e a mãe casa novamente e o padastro quer obrigá-lo a estudar contabilidade e Tony não aceita e acaba fugindo de Vila Grande-SP para São Paulo-SP, aonde mora o seu Tio Waldo, irmão de seu pai. Lá os dois "trabalham" como patiadores de sinuca até o dia em que seu tio é preso, mas Tony consegue escapar. Tony trabalha no Bar Paradise até ir morar junto com seu amigo Juliano Boa Pinta, até que a polícia acaba descobrindo que Juliano é um ladrão de carros e acaba prendendo-o.Lá, enquanto o Boris sai da cadeia, o Juliano entra. Juliano fala de Tony prá Boris e Boris procura Tony, na missão de ajudá-lo numa missão:dirigir um caminhão que Boris vai roubá-lo e levá-lo até o desmanche de um tal de Dino. Lá no desmanche, Tony reconhece o carro do padastro e acaba descobrindo que toda a sua frota de caminhões da transportadora é feita de caminhões roubados.



O Mistério da Casa Verde

   
                  Arturzinho, personagem
central da leitura, era um menino corajoso, gostava muito de
aventuras, tinha um rival, André que fazia parte da turma junto a Pedro
Bola e Léo, o intelectual e mais inteligente deles. Já na obra ?O
alienista? o protagonista é Simão Bacamarte, um homem estranho que
achava que todas as pessoas eram anormais e as mandava para seu
?consultório?: a Casa Verde. Ele se achava perfeito, sem defeitos. A
história de Machado de Assis aconteceu no final do século XIX, usavam
roupa da época e foi quando começaram a surgir clínicas para loucos. Na
versão original, Simão manda soltar todos os ?presos? da Casa Verde,
descobre que era normal ser maluco. O doutor percebeu que ele era
perfeito e isso não era normal, então ele prendeu-se na Casa Verde e
entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo, assim acaba a história.
Dizem os cronistas que ele morreu daí a dezessete meses, no mesmo
estado em que entrou. Já na releitura a história acaba com o começo do
namoro de Arturzinho e Lúcia. Os meninos realizaram seu sonho, tendo o
seu clube de jovens numa parte da antiga Casa Verde e na outra parte
foram organizados o Centro Cultural Machado de Assis (onde acontece uma
encenação todas às sextas-feiras), uma sala de vídeo, uma biblioteca e
uma oficina de artes. Na linguagem utilizada pelos dois autores,
podemos perceber uma grande diferença, veja um trecho da obra de
Machado de Assis: ?A vereança de Itaguaí, entre outros pecados de que é
argüida pelos cronistas, tinha o de não fazer caso dos dementes. Assim
é que cada louco furioso era trancado em uma alcova, na própria casa, e
não curado, mas descurado, até que a morte o vinha desfraldar do
benefício da vida; os mansos andavam à solta pela rua?. O autor usa uma
linguagem culta, difícil de entender. Já Moacyr Scliar, usa uma
linguagem fácil, para jovens, veja: ?Espera um pouco: o cara disse que
é um médico que cuida de loucos? Mas ele tem mais cara de maluco do que
de médico??. O livro todo é muito bom, repleto de aventuras, uma
leitura bem agradável. A parte de que eu mais gostei foi o final, pois
Arturzinho acabou namorando com Lúcia e realizou o seu sonho de ter um
clube. Moacyr Scliar é um grande autor, nesta obra ele nos faz viajar.
Uma leitura com palavras bem explícitas.Trata-se de uma idéia muito
interessante para aprendermos um pouco mais sobre alguns clássicos,
gostei muito da obra de Machado de Assis contada nesta releitura. A
nota que dou para esse livro é 10.